Monday 6 July 2009

Money / Argent / Dinheiro

Money!


Uma das questões que os imigrantes têm que tratar ao vir pro Canadá é como trazer seu suado dinheirinho pras terras do norte. Algumas pessoas abrem conta no banco HSBC, que tem agências tanto no Brasil como no Canadá. Com sua conta aberta no Brasil, você pode pedir para ter uma conta no Canadá, assim você já chega no seu novo país com uma conta bancária aberta, podendo fazer pagamentos, transferências, etc. e me parece que fica mais fácil transferir dinheiro de um país pro outro. Bem prático e conveniente, mas não muito barato. Não quisemos fazer isso porque o custo era muito elevado para nosso orçamento. Também preferimos deixar pra pesquisar in loco as opções de bancos canadenses e o que eles ofereciam. Outra opção (insana!) seria levar todo o dinheiro em espécie. Essa descartamos desde o início, pois ficar passeando por aí com uma porção considerável (ou o total) das suas economias em espécie não me parece uma atitude muito ajuizada. Acabamos optando então por trazer uma pequena quantia em espécie para pagar por produtos e serviços nos primeiros dias e o resto em cheques de viagem (travelers cheques) da American Express em dólar canadense. Esta opção oferece algumas vantagens em relação às outras:



- Segurança: se você for roubado ou perder os cheques, não há problema, basta telefonar imediatamente para o AmEx que eles cancelam aqueles cheques e lhe enviam outros no mesmo valor em pouco tempo;


- Custo: não há taxas para a emissão dos cheques, só é necessário pagar a cotação no dia da compra. Clientes dos cartões American Express ainda ganham desconto;


- Validade: os cheques não têm validade, você pode usar quando quiser (mas acredite, eles não vão durar muito :-) );


- Comodidade: em alguns casos você pode comprar os cheques via telefone/internet e recebê-los em casa sem custo adicional. No nosso caso compramos com a Bradesco Câmbio e não havia disponibilidade de cheques em Fortaleza, mas havia em São Paulo. Então fizemos uma transferência bancária com o valor da compra e pedimos para receber os cheques na loja deles no Aeroporto de Guarulhos quando chegássemos a Sampa.



Muito bom, mas como tudo na vida, também há desvantagens:



- Os cheques funcionam com duas assinaturas. A primeira deve ser feita no momento do recebimento. Isso mesmo, você tem que assinar cada cheque assim que recebe, na frente da atendente que lhe entregou! Como a quantia mínima que um residente permanente deve levar para poder entrar no país são alguns milhares de dólares e os cheques já vêm com o valor impresso e são sempre em notas "pequenas", de $20, $50 ou $100, por exemplo, a quantidade de cheques que você vai ter que assinar não será pequena. Se você tem orgulho da sua escrita e acha que consegue assinar sempre da mesma forma, você vai ver que após uns 10 minutos assinando sem parar, sua assinatura muda, por mais que você se esforce e seu braço dói, por mais que você tente ignorar. A outra assinatura do cheque você deve fazer na presença da pessoa que vai recebê-lo. Isso é para comprovar que o cheque está sendo usado pela mesma pessoa que o comprou.


- Aceitação: apesar de as empresas que vendem os cheques dizerem que eles são muito bem aceitos nos estabelecimentos, a coisa não foi bem assim pra nós. Poucos lugares aceitaram e em alguns foi necessário insistir um pouco e chamar o gerente.



Eu creio que o inconveniente de ter que assinar tantos cheques de uma vez se paga pela tranqüilidade que você ganha sabendo que não vai perder sua grana caso seja assaltado ou perca os cheques. Quanto aos problemas de aceitação, você pode ir a diversas agências de bancos no Canadá e trocar seus cheques por dinheiro vivo sem taxa nenhuma, mesmo sem ter conta bancária aberta. Informe-se sobre isso com a empresa responsável, caso você compre cheques de viagem.



Falando em conta bancária, essa é outra questão que temos que resolver o mais rápido possível. Nos primeiros dias após sua chegada num outro país, você provavelmente ainda não vai ter um endereço fixo, um telefone e nem um emprego, coisas que os bancos costumam exigir para abrir uma conta em seu nome. Cartão de crédito então, fica mais difícil ainda e ele é necessário pra construir um histórico de crédito no Canadá, o que no futuro lhe permitirá pedir crédito para financiar um carro ou uma casa. Tem brasileiro que esperou anos pra conseguir ter cartão de crédito aqui no Canadá.


Pra sorte dos candidatos a novos canadenses, parece que alguém no mercado bancário enxergou nos imigrantes recém-chegados a oportunidade de fisgar precocemente clientes que no futuro podem lhe render bons lucros. O ScotiaBank criou há pouco tempo uma linha de serviços para os imigrantes, o StartRight Program. Pra abrir uma conta com direito a cartão de débito e cartão de crédito com limite de $1000, basta levar seu documento de landing e seu passaporte. Apenas isto! Nem dinheiro você precisa levar pra depositar na conta. E isso tudo sem pagar absolutamente nenhuma taxa durante um ano inteiro! Melhor impossível, só se dessem dinheiro de graça. E de certa forma eles dão! Hehehe. Enquanto no Brasil a gente pagava uma taxa anual pra ter um cartão de crédito, aqui no Canadá nosso Visa é um tal de Moneyback. Nesse tipo de cartão nós sempre recebemos de volta uma porcentagem de tudo o que gastamos com ele. Basta pagar tudo em dia. Essa porcentagem aumenta na medida em que seu consumo aumenta. Na prática é como se a gente recebesse uma anuidade por usar o cartão.



Dessa forma, graças a dicas que lemos nas listas de discussão sobre brasileiros que imigram para o Canadá, encontramos o ScotiaBank e menos de uma semana após a nossa chegada já tínhamos uma conta conjunta num banco canadense e nossos cartões de crédito estavam solicitados. Sem gastar nem um centavo por isso. Pra facilitar a vida, depositamos todos os travelers cheques nessa conta. Ainda dói muito ver as nossas economias serem gastas em dobro (ai, ai... porque 1 Real não pode ser igual a 1 Dólar?), mas pelo menos pulamos essa parte de ter dor de cabeça pra abrir conta em banco e conseguir cartão de crédito.



Uma das questões que os imigrantes têm que tratar ao vir pro Canadá é como trazer seu suadodinheirinho pras terras do norte. Algumas pessoas abrem conta no banco HSBC, que tem agências tanto noBrasil como no Canadá. Com sua conta aberta no Brasil, você pode pedir para ter uma conta no Canadá,

assim você já chega no seu novo país com uma conta bancária aberta, podendo fazer pagamentos,

transferências, etc. e me parece que fica mais fácil transferir dinheiro de um país pro outro. Bem

prático e conveniente, mas não muito barato. Não quisemos fazer isso porque o custo era muito elevado

para nosso orçamento. Também preferimos deixar pra pesquisar in loco as opções de bancos canadenses e

o que eles ofereciam. Outra opção (insana!) seria levar todo o dinheiro em espécie. Essa descartamos

desde o início, pois ficar passeando por aí com uma porção consideravel (ou o total) das suas

economias em espécie não me parece uma atitude muito ajuizada. Acabamos optando então por trazer uma

pequena quantia em espécie para pagar por produtos e serviços nos primeiros dias e o resto em cheques

de viagem (travellers cheques) da American Express (http://www.americanexpress.com/br/tc/index.html)

em dólar canadense. Esta opção oferece algumas vantagens em relação às outras:

- Segurança: se você for roubado ou perder os cheques, não há problema, basta telefonar imediatamente

para o AmEx que eles cancelam aqueles cheques e lhe enviam outros no mesmo valor em pouco tempo;
- Custo: não há taxas para a emissão dos cheques, só é necessário pagar a cotação no dia da compra.

Clientes dos cartões American Express ainda ganham desconto;
- Validade: os cheques não têm validade, você pode usar quando quiser (mas acredite, eles não vão

durar muito :-) );
- Comodidade: em alguns casos você pode comprar os cheques via telefone/internet e recebê-los em casa

sem custo adicional. No nosso caso compramos com a Bradesco Câmbio e não havia disponibilidade de

cheques em Fortaleza, mas havia em São Paulo. Então fizemos uma transferência bancária com o valor da

compra e pedimos para receber os cheques na loja deles no Aeroporto de Guarulhos quando chegássemos a

Sampa.

Muito bom, mas como tudo na vida, também há desvantagens:

- Os cheques funcionam com duas assinaturas. A primeira deve ser feita no momento do recebimento. Isso

mesmo, você tem que assinar cada cheque assim que recebe, na frente da atendente que lhe entregou!

Como a quantia mínima que um residente permanente deve levar para poder entrar no país são alguns

milhares de dólares e os cheques já vêm com o valor impresso e são sempre em notas "pequenas", de $20,

$50 ou $100, por exemplo, a quantidade de cheques que você vai ter que assinar não será pequena. Se

você tem orgulho da sua escrita e acha que consegue assinar sempre da mesma forma, você vai ver que

após uns 10 minutos assinando sem parar, sua assinatura muda, por mais que você se esforce e seu braço

dói, por mais que você tente ignorar. A outra assinatura do cheque você deve fazer na presença da

pessoa que vai recebê-lo. Isso é para comprovar que o cheque está sendo usado pela mesma pessoa que o

comprou.
- Aceitação: apesar de as empresas que vendem os cheques dizerem que eles são muito bem aceitos nos

estabelecimentos, a coisa não foi bem assim pra nós. Poucos lugares aceitaram e em alguns foi

necessário insistir um pouco e chamar o gerente.

Eu creio que o inconveniente de ter que assinar tantos cheques de uma vez se paga pela tranqüilidade

que você ganha sabendo que não vai perder sua grana caso seja assaltado ou perca os cheques. Quanto

aos problemas de aceitação, você pode ir a diversas agências de bancos no Canadá e trocar seus cheques

por dinheiro vivo sem taxa nenhuma, mesmo sem ter conta bancária aberta. Informe-se sobre isso com a

empresa responsável, caso você compre cheques de viagem.

Falando em conta bancária, essa é outra questão que temos que resolver o mais rápido possível. Nos

primeiros dias após sua chegada num outro país, você provavelmente ainda não vai ter um endereço fixo,

um telefone e nem um emprego, coisas que os bancos costumam exigir para abrir uma conta em seu nome.

Cartão de crédito então, fica mais difícil ainda e ele é necessário pra construir um histórico de

crédito no Canadá, o que no futuro lhe permitirá pedir crédito para financiar um carro ou uma casa.

Tem brasileiro que esperou anos pra conseguir ter cartão de crédito aqui no Canadá.
Pra sorte dos candidatos a novos canadenses, parece que alguém no mercado bancário enxergou nos

imigrantes recém-chegados a oportunidade de fisgar precocemente clientes que no futuro podem lhe

render bons lucros. O ScotiaBank (http://www.scotiabank.com/) criou há pouco tempo uma linha de

serviços para os imigrantes, o StartRight Program (http://www.scotiabank.com/StartRight/index.html).

Pra abrir uma conta com direito a cartão de débito e cartão de crédito com limite de $1000, basta

levar seu documento de landing e seu passaporte. Apenas isto! Nem dinheiro você precisa levar pra

depositar na conta. E isso tudo sem pagar absolutamente nenhuma taxa durante um ano inteiro! Melhor

impossível, só se dessem dinheiro de graça. E de certa forma eles dão! Hehehe. Enquanto no Brasil a

gente pagava uma taxa anual pra ter um cartão de crédito, aqui no Canadá nosso Visa é um tal de

Moneyback. Nesse tipo de cartão nós sempre recebemos de volta uma porcentagem de tudo o que gastamos

com ele. Basta pagar tudo em dia. Essa porcentagem aumenta na medida em que seu consumo aumenta. Na

prática é como se a gente recebesse uma anuidade por usar o cartão.

Dessa forma, graças a dicas que lemos nas listas de discussão sobre brasileiros que imigram para o

Canadá, encontramos o ScotiaBank e menos de uma semana após a nossa chegada já tínhamos uma conta

conjunta num banco canadense e nossos cartões de crédito estavam solicitados. Sem gastar nem um

centavo por isso. Pra facilitar a vida, depositamos todos os travelers cheques nessa conta. Ainda dói

muito ver as nossas economias serem gastas em dobro (ai, ai... porque 1 Real não pode ser igual a 1

Dólar?), mas pelo menos pulamos essa parte de ter dor de cabeça pra abrir conta em banco e conseguir

cartão de crédito.

14 comments:

  1. quando o negócio e trata em dinheiro, pra mim é uma grande dor de cabeça. hehe
    vc ta bem informao, deve ter dado um trabalhão ter procurado todas essas informações pra vc não terem nenhum problema sério a respeito disso.
    em questão da assinatura odeio assinar... eu não sei assinar direito pois tenho que usar letra de cartografia (uso de forminha) e me atrapalho todo pois num tenho costume nenhum XDDD imagine fazer isso por 10 min
    acho que foi coragem esses bancos terem essa tatica, mas foi uma boa deles terem pensado nisso. essa do cartão foi ótima! quem dera se as coisas fossem asim tambem aqui. muito massa!
    até eu viajaria com o dolar por 1 real! mas acho que num acontece dinovo... resta só esperar pois o dolar até deu uma baixada legal. o segredo é não pensar em real e sim em dolar! esquece cotações e câmbio. hehe
    ainda tocando por ai?

    ReplyDelete
  2. marciomesquita9 July 2009 at 03:04

    Fala, Bruno! Dinheiro costuma ser dor de cabeça pra todo mundo mesmo. O mínimo que a gente pode fazer quando vem pra outro país é se informar o máximo possível sobre o que vai precisar fazer antes e depois de chegar.
    Quanto a tocar, eu ainda estou sem instrumentos. Vendi tudo antes de vir, mas assim que eu começar a trabalhar e as coisas se estabilizarem mais eu vou comprar pelo menos um violãozinho pra matar a saudade.

    Abraços, e continue aparecendo.

    ReplyDelete
  3. Ola!
    otima dica esta, ainda mais quando nao fazemos a menor ideia do que pode ser o mundo lá fora.
    obrigado pela dica.

    ReplyDelete
  4. marciomesquita13 July 2009 at 05:46

    De nada, Wanda. O blog está aqui é pra isso mesmo. Nós temos contado com dicas e a ajuda de muita gente, então precisamos contribuir também com o que for possível para os que vão passar pelo o que estamos passando.

    Abraços e boa sorte!

    ReplyDelete
  5. Cara, muito massa esse lance do ScotiaBank. Espero que tenha esse mesmo bizu em Vancouver. Por enquanto me parece a melhor opção a que você fez: travellers check + scotiaback StartRight. Já tá usando a conta? O online banking deles presta? A gente sempre escuta historias de que os serviços de banco online de fora são muito atrasados em relação aos dos bancos brasileiros.

    ReplyDelete
  6. Essa foto do post, foi tu que bateu? He he he...

    ReplyDelete
  7. marciomesquita15 July 2009 at 10:47

    Fala, Leo! Cara, eu não me arrependo de ter optado pelos TCs + Scotia Bank. Como comentei, a desvantagem dos TCs é ter que assinar muito, mas isso é besteira. Quanto ao Scotiabank, a nossa agência fica há uns 3 quarteirões de casa e o internet banking deles é ok. Ainda não exploramos todas as opções, mas pro básico está satisfatório. Só achei meio inseguro, comparado com os sistemas de ineternet banking do Brasil. Não há teclado em applet para digitar a senha, por exemplo. Talvez seja porque a demanda por segurança aqui seja menor.

    ReplyDelete
  8. marciomesquita15 July 2009 at 10:54

    Sim. :)
    Tirei com a nossa Nikonzinha automática, morrendo de saudade da antiga SLR que vendemos antes de vir pra cá.

    ReplyDelete
  9. Olá
    Estou indo a estudo para o Canadá e para q a Universidade deposite a minha bolsa, eles requerem um banco, mas ainda estou no Brasil...Vc sabe me dizer o melhor Banco e o q tem menos exigências? Já q vou ficar ainda uma semana apenas em casa de um casal amigo q mora por aí, gostaria de saber se poderia dar o endereço deles para o Banco, o q vc acha?

    ReplyDelete
  10. Nao sei informar qual o melhor banco para abrir uma conta como estudante. Ja que voce vem com uma bolsa, seria melhor voce perguntar para os outros estudantes. A gente tambem deu endereco de amigos aqui, ja que ainda nao sabiamos onde iriamos alugar apartamento. Da pra mudar o endereco ate pela Internet...

    ReplyDelete
  11. Finalmente um post realmente esclarecedor sobre um banco bom para se ter conta no Canada....
    weeeeeeeeeeeeeeee
    To indo amanha tentar abrir minha conta no ScotiaBank ^^

    Obrigada Tuana

    ReplyDelete
  12. Fico feliz em saber que o post está ajudando alguém. É bom lembrar que nem tudo são floes: um casal de amigos nossos que acabou de se mudar pra Ottawa tentou abrir uma conta no Scotia e desistiu pois não gostaram do atendimento. Acho que cada experiência é diferente mesmo, mas nós não tivemos problemas e estamos satisfeitos com os serviços deles até hoje. Boa sorte pra você e um abraço!

    ReplyDelete
  13. oi!!
    comecei a ler o blog de vcs faz exatamente 30 minutos e até agora nao consegui parar de ler.
    mto boa as descrições nos minimos detalhes da pratica de como as coisas funcionam ai. está me ajudando mto a organizar minha viagem (que se tudo der certo será em dezembro desse ano).

    =)

    ReplyDelete
  14. Que bom, Bruna! Ficamos felizes em saber que você está gostando do blog. Não atualizamos com muita frequencia, mas tentamos postar informações úteis sempre que possível. Boa sorte aí na preparação pra sua viagem.

    :)

    ReplyDelete