Sunday 14 February 2010

Montreal e as mulheres - de tratamentos de beleza a hidratantes para a pele

Me desculpem os rapazes, mas esse post vai ser mais direcionado para as moçoilas e as pequenas coisas de que tanto gostamos de fazer para ficarmos mais bonitas e cheirosas.


Chega a ser irônico eu estar postando algo do tipo porque eu nunca fui vaidosa quando morava no Brasil, e só fazia unhas e depilação uma vez por mês ou menos. Mas de vez em quando sempre dava uma vontade de ir no salão fazer aquela recauchutagem para ficar me sentindo um pouco melhor depois de um dia estressante/deprimente no "trabalho", aí no Brasil.


Aqui no Canadá é mais difícil ceder a essa vontade repentina de passar a tarde no salão de beleza. Não apenas os preços são mais salgados, mas a qualidade do serviço pode variar bastante. Para fazer unhas aqui no Plateu Mont Royal você não vai desembolçar menos do que CAD$40,00 (quarenta dólares canadenses)!  Se converter para o Real dói ainda mais no coração. Diante desse preço absurdo só nos resta uma de três opções: aprender a fazer a própria unha antes de vir, arrumar um emprego muito bom ou se conformar com a aparência natural das suas unhas. Eu tenho oscilado entre a primeira e terceira opções. Talvez eu tenha coragem de pagar alguém para fazer as minhas unhas no aniversário de 10 anos de casamento, daqui há 8 anos. Mesmo assim o ato de se fazer unha aqui é completamente diferente do método brasileiro, e talvez eu fique ainda mais irritada em pagar 40 dolares só para alguém cortar e pintar a minha unha.


Outro problema comum às brasileiras no Canadá é a depilação à cera. Os preços por aqui não são tão mais salgados que os preços no Brasil (considerando o valor em dinheiros) e a qualidade do serviço talvez seja a mesma. Porém o maior problema é a falta de vontade de se depilar. Com os 6 meses de inverno, o uso de saia e vestidos está praticamente restrito aos 2 meses de temperaturas amenas que temos durante o ano (considerando as mulheres com sensibilidade normal nas pernas, já que algumas canadenses conseguem usar mini-saia a -20 oC sem problemas). Devido a isso, eu não sinto vontade nenhuma de me depilar a cera - o que acontece com muitas brasileiras que chegam aqui acostumadas a se depilar exclusivamente com cera. O barbeador tem servido bem a seu propósito, mas tanto a cera fria, como a cera quente são vendidas em qualquer farmácia para você mesma fazer o trabalho sujo.


A sobrancelha é o meu maior problema. Eu morro de medo de fazer a minha sobrancelha sozinha e acabar deformando o meu rosto para sempre. Será que é exagero? Desde que cheguei tenho tirado os pêlos mais horrendos sozinha, mas ainda não tive coragem de fazer direitinho. Outro dia vi que a Cláudia do quebecoisa foi num salão e só pagou $5,00 para fazer a sobrancelha. Eu realmente não sabia qual seria o preço. Acho que simplesmente inferi que, assim como as unhas, seria um valor absurdamente caro. Quanto à isso estamos salvas!


Um problema que surge com a chegada do frio é a obrigatoriedade de se usar hidratantes o tempo inteiro. Eu sempre detestei hidratante, mas aqui não tem jeito. Se você não quiser acordar um dia, se olhar no espelho e ver a sua avó, o hidratante é sim obrigatório. Pelo menos 3 tipos fazem parte do meu dia a dia (agora sem hífen):


- Um para as mãos, pequeno e que eu possa levar na bolsa sempre. Eu gostei bastante do Aveno. Achei que mesmo lavando as mãos o tempo todo, ele fixa bem, não fica melecado e minhas mãos ficaram menos enrugadas quando eu saio de casa;


- Um para o corpo. Esse foi o que eu demorei mais para me render. Só quando não consegui mais dormir com as minhas pernas coçando (pele seca coça pra caramba) por causa do ar seco foi que eu comecei a usar. Acho que para o corpo qualquer um deve servir. A gente comprou um pacotão no Costco de um hidratante chamado Lubriderm, que teoricamente mantém a pele hidratada por 24h. Achei muito bom e já tenho conseguido dormir melhor.


- Um para o rosto. Ainda não encontrei o hidratante perfeito para mim. O primeiro que comprei foi um da Nívea, que era de uso diário e para peles normais, mas meu rosto ficava oleoso assim que eu usava o hidratante, e depois de um tempo a pele ficava seca de novo e meio vermelha nas bochechas. Depois comprei um chamado Ponds, que era para pele seca e também de uso diário, mas com esse a minha pele fica oleosa sempre. Parei de usar os dois e tenho usado somente o meu protetor solar fator 50 para o rosto da Biodherma. Este tem funcionado melhor que os outros e só me deixa um pouco esbranquiçada, o que eu conserto com um pouco de pó.


O corte de cabelo em Montreal pode variar bastante de preço, assim como no Brasil. Eu cortei meu cabelo com o Will, um pernambucano arretado que mora por aqui e que deixou meu cabelo lindíssimo por um precinho bastante acessível para os recém-imigrantes $18,00. O Márcio foi num barbeiro na st. Catherine e cortou o cabelo dele pelo mesmo preço. Mas imaginem que cabelo de mulher geralmente é mais caro de se cortar.


Quanto a tratamentos de beleza, eu sei que aqui a depilação a lazer é bastante cara. Outro dia vi no jornal um pacote para axila buço e sobrancelha, na promoção por "apenas" $1.500,00. Eu nunca tive vontade de fazer, mas se um dia eu fizer esse tipo de depilação, será no Brasil, com certeza. Outros tratamentos como drenagem linfática e massagem redutora podem custar até 3x mais (ainda falando em dinheiros).


Esse post provavelmente não ajudou muita gente, mas é sempre bom vir preparado para mudar o seu estilo de vida. Se você é patricinha (ou sonha em ser patricinha) aconselho a trazer sua esteticista do Brasil na sua mala, porque por aqui esse tipo de coisa é realmente um luxo. Mas mesmo não sendo possível ceder ao impulso de passar um dia de princesa no salão, você ainda pode passar um dia de princesa na sua casa, fazendo a sua própria unha, se depilando, tomando um banho de cremes e assistindo Dirty Dancing na TV. O resultado é tão gratificante quanto.

21 comments:

  1. Oi Claudinha,
    amei o post. O lance da sobrancelha é a pura verdade. também tem um medo danado de fazer, por enquanto vou só dando um jeitinho.
    Espero que vcs estejam bem.
    um beijo

    ReplyDelete
  2. Kkkkkkkkkkkk,

    que rata ein ? Confundi vc, Tuana, com a Claudinha. Ainda bem que vcs são amigas.

    bjos da mesma forma.

    ReplyDelete
  3. Hauhauhauhau!! Quando a gente vai ler os blogs também acontece isso. Eu fico pensando: de quem era aquele post mesmo??
    Um beijo grande para vocês! Quando é que vocês vêm nos visitar aqui em Montreal, hein?

    ReplyDelete
  4. Olha não convida não que a gente vai viu ?
    kkkkkkkk.
    Com certeza qdo a poeira do começo baixar a gente vai.

    bjão

    ReplyDelete
  5. Achei o post fofo. Se fosse eu, não teria problema, a única coisa que me dá trabalho também é a sobrancelha (não encontrei aqui quem faça o laser nelas e não sei fazer sozinha), mas o resto faria tudo numa boa.
    Beijos!!! ;D

    ReplyDelete
  6. Lua!!! Pensei em te pedir consultoria para escrever sobre a parte de depilação a laser no Brasil. Mas eu lembro que naquela época que você tava fazendo não era nada tão exorbitante assim...

    Acho que as filmeclubers todas tirariam de letra aqui no Canadá. A gente faria até girls nights onde uma faria a unha das outras... Eu adoro fazer unha dos outros, mas não gosto tanto de fazer a minha!

    Estou com muitas saudades de vocês. :(

    ReplyDelete
  7. é. nem vai ser difícil... :) e adoro fazer=pintar minhas unhas.
    beijos!

    ReplyDelete
  8. nada a ver, mas tava pensando nisso. vc lava toda sua roupa na máquina, né? e os sutians com bojo??? :D

    ReplyDelete
  9. Eu tb gosto depintar. MAs tirar cuticula das unhas do pe, ninguem merece! :)

    ReplyDelete
  10. Os sutias mais delicados eu lavo na mao, no banheiro. MAs calcinhas eu lavo na maquina, dentro de um saquinho para roupas delicadas.
    As roupas mais delicadas eu não tenho coragem de lavar na máquina. As vezes separo as busas de cetim pata lavar junto com os sutias de bojo.

    ReplyDelete
  11. Oi como vai? Gostei demais e estou a procura de algumas informações.Gostaria de saber o contato do Will, que corta seu cabelo, se realmente ele se garante e como ele atende, se é a domicílio ou se ele tem algum salão. E com relação a depilação brasileira, vc conhece alguma local que faça, e o preço? Se puder enviar os dados para o meu email, eu agradeço.

    ReplyDelete
  12. Amei o post!!!!!!!!!!!!!
    ainda bem que mesmo sem nada disso voce já eh linda demais!
    *mas não esquece o hidratante mesmo não, hein?!
    :)
    BJo!

    ReplyDelete
  13. Valeu Ju!!! Eh impossivel esquecer o hidratante por aqui...
    Que bom que voce gostou do post.
    Bjo!

    ReplyDelete
  14. ola!

    vi teu blog hj1
    ameeii teu post! varias duvidas!
    so vou chegar por ai 26 de maio! mas tah bem perto neh!

    aaii eu fiz um post de mulherzinha tb! e coloquei teu blog! ;)

    bjuss

    ReplyDelete
  15. Esse post foi muito esclarecedor!
    eu já estou na batalha de aprender a fazer minhas próprias unhas... Acho que estou me saindo bem! :P
    Minha sobrancelha tem tão pouco cabelo que eu não me aventuro muito em fazê-la por aí, dou só uma "limpada" eu mesmo...
    Sentirei falta de uma boa depilação!

    abraços!

    Lely

    ReplyDelete
  16. Valeu!! Engraçado que fiz esse post achando que ninguém ia gostar e que não ia ajudar muita gente... Fiquei surpresa!

    Um beijo e obrigada!

    ReplyDelete
  17. Pois é Lely,
    eu estou aqui com duas taturanas na testa. Eu fico com medo de tirar demais entao acabo demorando muito para fazer a sobrancelha.
    Acho que quando eu for de ferias no Brasil vou depilar ate a alma, viu?

    Um beijo e obrigada pelo comentario!

    ReplyDelete
  18. marciomesquita4 May 2010 at 06:06

    Até eu tenho que usar hidratante aqui! Hehehehe
    As maos ficam muito secas e se nao hidratar, a pele racha nas juntas.
    Beijo, Ju!

    ReplyDelete
  19. Olá, estava a procura de como se vive em montreal. Encontrei você, minha familia e eu estamos iniciando o processo de imigração. Temos uma filha de 3 anos, vocÊ sabe como é a adaptação das crianças por ai?
    Adorei suas dicas.
    Abraços...
    Fábia Gouvêa

    ReplyDelete
  20. Olá Fábia. Nós não temos filhos ainda, mas dos brasileiros que conhecemos por aqui com filhos, a adaptação dos filhos é a menor das suas preocupações. Eles se adaptam muito mais rápido que a gente e fazem amigos muito rápido. Te aconselho dar uma olhada também nos blogs do Alexei (Rapadura please! Rapadura s'il vous plaît!) e do Carlos (Depois da curva, Canadá). Eles vieram com filhos para Quebec e Calgary, respectivamente, e de vez em quando eles postam algo sobre a adaptação.
    Um abraço.

    ReplyDelete
  21. Olá,adorei o post...afinal,a mulherada já planilha seus futuros gastos ou economias ( esta última seria o me caso).Eu e minha família estamos iniciando nosso processo e encontramos seu blog e o mesmo tem sido uma leitura muito bacana.Tutuka,fiz cursos na Argentina e corto,pinto,aliso..os cabelos dos amigos ! Quem sabe eu não possa também fazer isso quando chegar a Montreal !? Abraços desde o sul no nosso Brasil ! E obrigada por compartilhar suas experiências.
    Scheiler

    ReplyDelete