Wednesday 23 June 2010

Tremor de terra

Hoje a terra tremeu por aqui. Mas por pouco não passou despercebido, pois não foi muito diferente de quando um caminhão pesado passa perto de certos prédios ou quando estão usando uma britadeira na rua e o seu andar todo chacoalha de leve. Foi parecido com isto, mas mais forte e demorado. Eu nem sei se chegou a fazer algum barulho, pois estava com fones de ouvido no momento, concentrado em uma palestra pela internet. Só senti aquele balanco rápido, pra cima e pra baixo, durante alguns segundos. Me lembrou um pouco de quando estamos nas alturas e o avião sacode com uma ameaça de turbulência. Uma colega que estava na mesa ao lado se levantou rapidamente em alerta, olhou pela janela para observar se havia algum movimento diferente nas ruas e perguntou se aquilo seria um tremor de terra. Após considerarmos a possibilidade de ter sido caminhão ou britadeira, encerramos o assunto.  Não fosse minha prima lá do outro lado da cidade mandar uma mensagem perguntando se eu também havia sentido o tremor, provavelmente eu voltaria do trabalho pra casa sem saber que havia presenciado os resquícios de um terremoto.

Felizmente o evento não causou vitimas ou grandes danos (pelo menos nada nesse sentido foi noticiado até a ultima vez que procurei). Tratou-se de um tremor de gravidade media com epicentro há alguns quilômetros daqui de Montreal. Lá foram registrados cerca de 5,5 graus na escala Richter, capaz de causar pequenos estragos, panico na população e danos mais sérios em prédios antigos. Nada comparável aos terríveis terremotos que destroem cidades e matam milhares de pessoas.

Um evento desses nos faz refletir sobre como somos vulneráveis e "at the end of the day" não temos controle nenhum sobre o mundo que nos cerca.

5 comments:

  1. E um dia depois assistir filme apocaliptico nao foi legal... :/

    ReplyDelete
  2. Ta na hora de tirar as teias de aranha do teclado e escrever, hein amiguinhos?!

    Alias, tenta empolgar a Tuana com a ideia da viagem, Marcio..

    Abril eh so uma ideia.. se vcs pudessem a gente pode fazer em Julho mesmo.

    ReplyDelete
  3. Quanto tempo Tuana! Espero que ainda lembre de mim =DDD
    nossa! que acontecimento... ainda bem que foi uma coisa pouca.. como ta a vida ai? tudo bem? muito corrida?

    ReplyDelete
  4. a pergunta e'...vc ainda volta pro brasil?acho que nao...vc anda se dando tao bem..canada' adora cearense..

    ReplyDelete
  5. So deixando meu registro pelo seu blog Marcio.
    Muito bom as inf disponibilizadas.Mando noticias assim que o site do linked volta
    Grande abraço!!!

    ReplyDelete