Wednesday 15 July 2009

Companhias telefônicas e afins...

Olá povo do nosso Brasil varonil!


Finalmente estamos conectados de volta ao mundo. Passamos 3 dias sem a bendita\maldita Internet. Assim que chegamos em Montreal algumas pessoas nos deram conselhos sobre empresas de telefone, internet e tv a cabo. A maioria delas nos disseram para não contratar os serviços da Bell. Porque além de caro, o serviço era ruim, etc.


Começando a história pelo começo, uma das primeiras coisas que precisamos providenciar foi um celular, já que temos que colocar um telefone nos currículos e o do Hotel só iria valer por 1 mês. Então pesquisamos as inúmeras empresas de celular por aqui pelo melhor plano. Para quem não sabe o serviço de telefonia de celular no Canadá é bem caro e ruim. Aqui você paga para ligar do mesmo jeito que paga para atender. Paga para ter identificador de chamada, para ter secretária eletrônica, etc. Os contratos são de no mínimo 2 anos e só tem 2 empresas que têm a tecnologia GSM. Em compensação, se você não está interessado em ter um Blackberry ou um iPhone, é muito provável que o aparelho saia de graça ou por um preço muito barato, dependendo da empresa. Ficamos em dúvida entre a Rogers e a Fido. Mesmo a Fido sendo da Rogers, os planos são bem diferentes e os aparelhos que são vendidos nas duas empresas podem sair por preços diferentes também.  Acabamos decidindo pela Fido, cujo o contrato é só de 2 anos (o normal é ser 3 anos), optamos pelo plano 100 minutos (ligar ou atender), ilimitado depois das 19h e nos finais de semana, envio e recebimento ilimitado de mensagens de texto, pela bagatela de $25. Além disso, tem o plano de utilities, com chamada em espera, identificador de chamadas e aumentando a margem de ligações ilimitadas de 19h para 17h por mais $15,00.


Enquanto ainda estávamos pesquisando planos para celulares, passamos por um estande da Bell e vimos os planos de celular, telefone, tv a cabo e internet da empresa. Achamos os preços bastante razoáveis, com exceção do celular. Como o prédio onde a gente veio morar só aceita outra empresa de TV a cabo, decidimos por fechar o contrato da internet e telefone fixo pela Bell. Eles deram um prazo de 3 dias para instalar tudo. Beleza. Faltava ainda uma semana para sairmos do Hotel. Tempo mais do que suficiente para irmos com tudo funcionando... Bobinhos!! Contratamos o serviço numa segunda-feira. Na terça nos ligaram para dizer que iam instalar tudo na quarta e que alguém tinha que estar no apartamento entre 8h e 18h da quarta-feira. Beleza. Eu passei a quarta-feira inteira no apartamento sem internet, sem televisão, sem nada pra fazer e ninguém da Bell apareceu... Liguei 3 vezes durante o dia e eles só mandaram esperar. No dia seguinte liguamos para a Bell. Segundo o atendente, o técnico foi e não tinha ninguém em casa... Como assim?!?!?! Eis que o atendente diz que não tinha como ele entrar, que tinha que interfonar e o atendente não sabia o código do interfone. Detalhe: tem uma lista do lado do interfone com o número do apartamento e o código para interfonar. Então o atendente diz que foi remarcado para Sábado, um dia antes da mudança. Depois de muito argumentar, resolvemos esperar. Eis que ninguém aparece no sábado. E o pior de tudo, descobrimos da pior maneira que os número "toll free" não são free se você liga do celular da Fido. Ligamos milhares de vezes para a Bell e acabamos todos os nossos créditos do celular com uma droga de serviço que não foi instalado. Depois de uma ultima tentativa de ter uma explicação do porquê ninguém veio no sábado, nos disseram que não sabiam explicar, que alguém viria na terça... Decidido: Cancelamos a "Belle Merde". Contratamos outra empresa para a Internet, a VDN (MaxNet), que instalou tudo hoje, sem complicação. O telefone fixo ainda vamos decidir onde vamos fazer...


Pois é. Aprendemos a lição. Bell jamais!




[caption id="" align="aligncenter" width="492" caption="Festival de Fogos de Montreal. Sábado 11 de Julho."]
[/caption]

8 comments:

  1. Que zica! A gente tem Bell aqui pra internet, telefone e celular. O Celular realmente não vale a pena pelo o que se paga, nunca tivemos problema, mas acho muito caro =/
    Quanto a internet e telefone fixo, nunca tivemos nenhum problema! E na época que fechamos o pacote saia Ca$30.00 mais barato que a Rogers e com internet mais veloz! Só não fechamos tv a cabo pq nosso prédio não aceita a tal antena. Fechamos tudo no sábado de tarde e segunda de manhã o técnico apareceu e deixou tudo certinho. Mas enfim...da internet não temos do que reclamar, usamos direto para fazer downloads gigantes e em um ano nunca caiu! Nesse 1 ano só teve um período em que a internet não funcionou, o Ivan ligou lá e depois de algumas configurações já estava funcionando direitinho. Aqui o povo costuma reclamar da Rogers e recomendar a Bell, aliás a internet da Rogers é bem ruinzinha...em uma semana que ficamos na Lynnda usando a internet da Rogers parou de funcionar do nada 2 vezes. Vai entender.

    Ah, e fica de olho na Fido que até um tempo atrás eles tiveram que devolver dinheiro pra alguns clientes por terem cobrado por serviços sem pedir autorização.

    Boa sorte com o novo lar!

    Beijos,
    Ju

    ReplyDelete
  2. nossa que problemão! mas parece queinternet é sempre problema em todo lugar XDD eu tenho minhas dores de cabeça com a velox >.>
    achei estranho foi o serviço de celulares... paga pra receber? XD e pra ter identificador o.o

    e no dia que vc postou... 11. foi meu aniversário ^^

    /o/

    ReplyDelete
  3. Olá, Tuana e Márcio! :)
    Somos anonimos por aqui, por enquanto, mas espero que vocês lembrem da gente. Nos encontramos em 3 encontros aqui em Fortaleza. Recebemos nossos CSQs mês passado e pra ajudar nessa espera fizemos um blog.
    Vamos ficar visitando vocês por aqui. É bem bacana saber das "aventuras" que provavelmente vamos vivenciar daqui um tempo.
    C. e L.

    ReplyDelete
  4. Ei pessoal, ai não tem esquema de celular de cartão? Quem tem celular GPRS aqui no Brasil não pode só pegar um chip ai e botar pra funcionar?

    ReplyDelete
  5. Pois eh. Estou desconfiada de todas as empresas agora. Ainda estamos sem telefone fixo porque nao conseguimos decidir por outra empresa...

    ReplyDelete
  6. No Brasil ja foi assim um dia Bruno. Assim que surgiram os primeiros celulares, todo mundo pagava para ligar e para receber. Quando pararam de cobrar para receber ligacoes fizeram uma campanha publicitaria com o Jo Soares. Depois procura no youtube que voce vai ver...
    Parabens atrasado pelo aniversario. E pro Mauricio tb, ne?
    hehehehe!!
    Bj!

    ReplyDelete
  7. Outro dia estava no blog de voces. Ate perguntei pro Marcio, para confirmar se seriam voces mesmo! Receberam o CSQ em tempo recorde. Parabens!! Quando vierem para Montreal, estaremos aqui para ajudar, viu?
    Um abracao e continuem vindo por aqui...

    ReplyDelete
  8. Tem sim. Mas voce paga pelo aparelho, e as ligacoes sao super caras. Acho que na Fido, onde eu vi mais barato, era 32 centavos o minuto. Se voce falar menos que 1 minuto eles cobram o minuto inteiro. E eh no mesmo esquema de pagar para atender tb. As pessoas aqui desaconcelham bastante, mas eh uma boa para se livrar do contrato de 2 ou 3 anos das companhias.
    Um abraco!

    ReplyDelete