Monday 21 September 2009

driver's license

Algumas coisas por aqui não são muito diferentes daí. Essa semana fomos no SAAQ fazer o teste escrito para tirar a carteira de motorista. Tivemos que marcar horário, por telefone, há cerca de um mês atrás.


Para quem não sabe, a nossa carteira é válida por um período de 3 meses após o “landing”. Depois disso, nós temos que ir no SAAQ para obter a carteira daqui. Alguns imigrantes, dependendo do país de origem, não precisam fazer o teste escrito e/ou o de direção. Mas, como brasileiros, que somos, os testes são obrigatórios para nós. Meu “appointment” estava marcado para 9h30min e o do Márcio para 9h50min, mas, por telefone, nos disseram para irmos juntos ao guichet. Com todos os documentos em mãos (Passaporte, papel do landing, Cartão do Assurance de maladie, carteira de motorista do Brasil e sua tradução obtida no consulado) chegamos no local por volta das 9h. Assim que chegamos, uma equipe de seguranças nos orientou a esperar no lado esquerdo, junto com várias outras pessoas que estavam ali há mais tempo, até que os guichets fossem abertos, o que aconteceu às 9h25min. Felizes e sorridentes, fomos para a fila. Ao chegar no guichet veio a decepção: nenhum “appointment” havia sido marcado para mim. O do Márcio estava OK, mas o meu não apareceu no sistema. Fui misteriosamente apagada da lista. Fiquei muitíssimo irritada. Acordei cedo, cheguei no trabalho tarde, gastei tempo, dinheiro e paciência por nada. Depois dessa, fui correndo para o trabalho para não precisar sair tão tarde. O Márcio ficou, lá fazendo o exame, mas, infelizmente, ficou reprovado por 1 questão. Ele vai ter que refazer somente as questões que errou.


Assim que cheguei no trabalho escrevi uma enorme reclamação no site do SAAQ. De tarde eles ligaram para o Márcio para conversar sobre a reclamação. Olharam no sistema e viram que eu realmente tinha um appointment marcado para o dia 16. Pediram desculpas, e disseram que ligariam marcando um outro appointment pra mim. Pelo menos essa parte foi bem diferente do Brasil. Pouco tempo depois, uma mulher ligou marcando para o dia seguinte às 8h30min .


No outro dia fui feliz, alegre e sorridente, já levando o meu PRcard (que chegou no dia anterior de tarde) para o guichet. Chegando lá, descobri que também precisava ter levado o papel do landing. Fiquei muito chateada. Fui em casa pegar o papel e voltei para o SAAQ, ainda com esperanças de ir trabalhar depois (bobinha!).


Com o papel do landing em mãos o doce rapaz no guichet, que naquele dia resolveu que não falava inglês, mas no dia anterior atendeu o Márcio o tempo todo falando inglês, passou quase 20 min olhando para os meus documentos. Ele estava em dúvida se teria problema o fato de a minha carteira de motorista ainda estar com o meu nome de solteira. Eu, já com ódio, falei para ele perguntar para alguém que soubesse. No final deu tudo certo. Fiz o exame de vista direitinho e depois fui fazer o exame escrito. Achei bem complicado. A prova é cheia de "cascas de banana" e é feita num computador do período Jurássico. Mas passei e já marquei o exame prático para o próximo dia disponível, 17 de novembro. Um outro rapaz do guichet me perguntou se eu queria comprar a carteira de aprendiz para praticar com alguém ou fazer alguma aula na auto-escola, mas por 46 dólares, prefiro fazer a prova com a cara e a coragem mesmo...


Saí de lá já era quase 16h.

No comments:

Post a Comment