Saturday 30 January 2010

Busca de emprego no Canadá


Encontrar um bom emprego no Canadá pode ser bem difícil. Pode demorar bastante, dar muito trabalho, te levar aos seus limites, detonar sua auto-estima, acabar com suas economias e sua paciência. Mas também pode ser o contrário de tudo isto. É claro que todos queremos ter a sorte de cair nesse segundo caso, mas na dúvida o melhor é se preparar para o pior. Assim você não vai estar em apuros se precisar enfrentar muitas dificuldades e terá uma agradável surpresa se tudo correr fácil e der certo mais cedo do que o esperado.

No nosso caso acho que ficamos entre esses dois extremos. Não demorou tanto quanto vimos acontecer com outros colegas, mas também não chegamos aqui com o emprego já garantido, como gostaríamos. Nos mudamos para Montreal em meados de junho de 2009, consegui um primeiro emprego razoável e ligeiramente fora da minha área no meio de outubro mas duas semanas depois apareceu o emprego do jeito que eu queria. Agora, completados 3 meses no segundo emprego, estou indo pra um terceiro. Melhor do que o anterior em alguns aspectos, pior em outros e uma incógnita no resto. Vamos aguardar pra ver se valeu mesmo a pena.

Faz tanto tempo que não escrevo neste blog que prometo escrever daqui pra frente alguns posts sobre a minha experiência no mercado de trabalho canadense, tentando passar um pouco do que eu tenho aprendido por aqui com relação a busca de emprego e tudo o mais. Espero que isso ajude outras pessoas que estão passando ou vão passar por esse mesmo processo, assim como conhecer a experiência de outras pessoas também me ajudou. Vale lembrar que cada caso é um caso e eu não sei exatamente como é em outras cidades do Canadá, eu só posso falar de Montreal e do meu caso específico, portanto dêem o desconto se perceberem muitas diferenças com relação a outros contextos.

9 comments:

  1. Oi Márcio,

    que bom camarada que as coisas estão indo bem com vcs. É sempre bom termos notícias boas dos nossos contemporâneos.
    Felicidades e qualquer coisa, estamos em Calgary.

    abraços

    ReplyDelete
  2. Oi Lidiana,

    Obrigado! Também fiquei feliz ao conversar com o Carlos pelo GTalk há um tempo atrás e saber que está tudo dando certo com vocês também. Pretendemos ir conhecendo o resto do Canadá aos poucos e assim que possível a gente dá um pulinho aí pra rever a galera. Não esqueçam de nos avisar quando vierem a Montreal.

    Beijos!

    ReplyDelete
  3. Olá,gostaria umas dicas sua.
    Estou estudando ingles mas gostaria ir para Canada sei vou aprender mesmo.aqui no Brasil sou arquiteta sei que ai sera bem dificil por 3 motivos 1°no sei falar ingles pretendo estudar aí
    2º minha idade vou fazer 40 anos
    3ºvou tentar tirar o visto estudante mas vou precisar trabalhar
    Com tudo isso me enche de duvidas mas chega um estagio da vida temos q mudar sempre relutei mas chegou a hora.Help
    Abraços

    ReplyDelete
  4. Ola, tudo bem?

    Vcs estao em Montreal? Chegarei ai em julho e gostaria de saber se eh um bom periodo para chegar ai...sou estatistico e moro e trabalho em Sao Paulo, e gostaria de saber se vcs conhecem algum estatistico ai em montreal e saber como esta as ofertas de trabalho para os profissionais em estatistica ai em montreal...abracos e sucesso sempre.

    Aroldo

    ReplyDelete
  5. marciomesquita14 May 2010 at 17:39

    Olá Aroldo! Infelizmente eu não conheço nenhum estatístico. Sugiro que você pesquise por vagas da área nos sites de emprego como Monster, Jobboom e Workopolis.

    Nós chegamos aqui em junho do ano passado e o mercado estava um pouco devagar, com muita gente de férias. Aqui no verão as pessoas mais importantes, as que têm poder de decisão nas contratações, costumam sair de férias nesse período. Mas há vantagens em chegar no meio do ano, como a facilidade de se locomover e resolver as coisas (sem neve nem frio) e a maior oferta de imóveis para alugar.

    Boa sorte,

    Márcio

    ReplyDelete
  6. marciomesquita14 May 2010 at 17:44

    Zenilda, acho que você já disse tudo! Há vários desafios pela frente. Você tem que decidir se vale à pena enfrentá-los ou se vai procurar outro caminho. O que posso dizer é que o domínio da língua estrangeira é muito importante aqui, principalmente se você pretende vir para estudar. Portanto prepare-se o melhor possível caso resolva vir. E procure se informar muito bem sobre sua profissão por aqui e o que é necessário para exercê-la.

    Boa sorte,

    Márcio

    ReplyDelete
  7. Olá Márcio,

    Gostaria de saber o que mudou de Janeiro para cá.

    E a pergunta que vem me torturando. Quanto levar para que eu consiga sobreviver nos primeiros meses?

    Sou casado, 2 filhos (7 e 2). Pretendo ir mais para o fim de 2012 estarão com (9 e 4).

    Sei que a resposta é relativa, mas estamos decididos a dar certo, então não precisamos de nenhum luxo no início, nada mesmo. Estamos disposto até mesmo a cortar mordomias do tipo cama (vivemos bem em cima de um colchão rsss), telefone, net, TV (esses 2 últimos pode ser que não pela necessidade - net para procurar emprego, TV para as crianças não surtarem).

    Enfim, quanto é suficiente para segurar a barra até o 1º emprego sair.

    Abraço

    ReplyDelete
  8. Fala Daniel,

    De fevereiro pra cá tenho trabalhando na outra empresa da qual falei no post. As coisas tem andado bem por lá, mas só no início do ano que vem é que saberei se fico por mais tempo ou se parto pra outra. Por enquanto tenho aprendido bastante, tanto na parte profissional como no francês. Como o ambiente é totalmente francófono, está sendo o meu curso de francisação na vida real.

    Quanto à sua pergunta sobre quanto trazer pra passar os primeiros meses, isso é realmente muito difícil de responder. Depende de muitas variáveis: quanto tempo você vai levar pra conseguir o primeiro emprego (isso ninguém tem como responder), qual o custo e localização do imóvel que você vai alugar pra morar no início, o quanto gastarão com transporte, qual o custo dos produtos que vocês vão ter que comprar para o dia-a-dia, etc. Não dá mesmo pra saber sem refletir bastante e fazer muita pesquisa sobre a vida aqui. E as respostas pra essas questões são muito pessoais, variam de pessoa pra pessoa e de família pra família.

    Sugiro que você visite com frequência os sites de classificados (Craig’s List, Kijiji, jornais...) assim como sites de lojas e de panfletos de supermercados para ter uma idéia do custo de vida por aqui. Leia o que puder também sobre os bairros da cidade e tente ter uma idéia de onde desejam morar. Continue lendo os relatos de quem já está por aqui e procure fazer perguntas bem específicas. Na dúvida junte o máximo possível de dinheiro antes de vir.

    Good luck! :)

    ReplyDelete
  9. cara curti muito seu post, fico feliz que as coisas estão andando melhor nesse belo país que é o Canadá gostaria de ver o Brasil tão bem quanto os camaradas mais do norte kk, tenho certeza que um dia estará.. pretendo ficar um tempo no Canadá para estudar e ver no que dá, mas estou amadurecendo a idéia ainda, espero me decidir em breve. mas... parabéns cara e felicidades pra vc e todos os brasileiros que ai estão. t+

    ReplyDelete