Sunday 31 January 2010

Começando a busca de emprego

Para resolver bem qualquer problema, o primeiro passo é entendê-lo, conhecer a situação e estar ciente do contexto para então buscar soluções e finalmente aplicá-las. Na busca de emprego não é diferente. Portanto muito antes de pisar no Canadá, é bom começar a fazer o dever de casa, juntando o máximo possível de informações sobre o mercado de trabalho em sua área de atuação na região para a qual pretende imigrar. Temos a sorte de viver na era da Internet, um mundo totalmente conectado e transbordando informação. Com um computador, conexão à rede, paciência e um pouco de força de vontade, você consegue muita coisa, mesmo estando longe do seu destino e não conhecendo ninguém por aqui.

Explore ao máximo os sites de oferta de empregos, classificados e sites de empresas que podem ter vagas pra você. Também há muitos sites e podcasts especializados em busca de emprego e assuntos relacionados cheios de dicas e informações valiosas. Se for preciso telefonar pra alguém nas terras geladas uma boa dica é utilizar aplicativos como o Skype para fazer chamadas telefônicas internacionais por preços bem mais baixos do que os da telefonia tradicional.

Visitas periódicas a sites como Monster, Jobboom e Craig's List vão te dar uma idéia do tipo de vagas que são ofertadas na sua futura cidade. Muitos deles oferecem serviços de notificação, nos quais você se cadastra no site e recebe por e-mail as ofertas de emprego que correspondem ao seu perfil profissional. Tente descobrir quais empresas se destacam na sua área e quais são consideradas bons empregadores. Procure saber qual a faixa salarial que o mercado paga para o seu perfil. Uma ótima ferramenta pra isto é o Monster Salary Centre. Enfim, descubra o que o mercado local oferece e exige. Procure saber como as coisas funcionam no seu novo lar. Mas também saiba o que você quer, que tipos de emprego você deseja, qual o ideal e quais são aceitáveis, pois é importante ter foco durante a busca.

Uma outra coisa que eu acho fundamental é ter uma estratégia para a sua busca de emprego. Isso vai te guiar durante a jornada e manter você nos trilhos. Trace um plano do que você vai fazer, ponha no papel (ou na tela) os passos que você vai seguir pra procurar emprego e o que vai fazer caso eles dêem errado. Além do plano principal, tenha um plano B, um plano C, etc... Por exemplo, no meu caso a estratégia em linhas gerais era procurar um emprego em Montreal na área de desenvolvimento de software. Se depois de cerca de 4 ou 6 meses eu não encontrasse, começaria a procurar nas duas grandes cidades mais próximas: Ottawa e Quebec. Em paralelo eu iria procurar também vagas fora da minha especialidade, mas nas quais eu também pudesse trabalhar. Se depois de mais alguns meses não aparecesse nada, eu iria tentar também os empregos totalmente fora da minha área mas que exigem menos qualificação e experiência, apenas para pagar as contas enquanto continuaria procurando o emprego ideal.

Quem ainda ainda vai demorar um pouco a vir pro Canadá por estar aguardando o processo de imigração ou outros motivos, pode achar que é cedo pra tomar essas providências. Mas me parece ser o momento ideal pra dar início a isso. Quanto mais cedo você começar a se familiarizar com o seu novo contexto e se planejar, menos tempo e dinheiro você vai ter que gastar fazendo isso quando estiver aqui e suas chances de encontrar logo um bom emprego devem aumentar. Você não vai ser pego de surpresa nem ficar perdido sem saber o que fazer se conhecer bem o que te aguarda.

6 comments:

  1. Temos que sempre estar preparados sim, nao importa se demora ou nao ir para o Canada. Quando a gente menos ve o tempo passa e ja estamos em solo canadense.
    Acredito que as visitas tem que ser diarias nos sites de emprego pois quem sabe aplicando para uma vaga eles ja nao contratam (principalmente para turma de TI que eh mais facil arrumar pois nao precisa passar por conselhos de classe).

    Tudo de bom

    Danielle

    ReplyDelete
  2. Valeu, Márcio! ótimos posts pra todo mundo que tá se organizando pra chegar ou que já está aí.
    Beijinhos!

    ReplyDelete
  3. É isso aí, Danielle. Tem que correr atrás mesmo.

    Abraços e tudo de bom pra vocês também!

    Márcio

    ReplyDelete
  4. Oi, Cecília! Espero que as informações os ajudem. E está chegando a hora, hein... :) Daqui há pouco vocês estarão por aqui.

    Abraços,

    Márcio

    ReplyDelete
  5. Muito esclarecedor e motivador este post. Deu até vontade de começar a procurar emprego no Canadá. Mas por enquanto vou me concentrar no mestrado. Abraço e sucesso no novo emprego!

    ReplyDelete
  6. Ilustríssimo Luís Eufrasio! É um prazer vê-lo por aqui, meu chapa. Obrigado e boa sorte com seu mestrado.
    Abraços! :)

    ReplyDelete