Monday 12 April 2010

Taxes! Ahhhhhhh!!!!!!


Essa semana estou quebrando minha cabeça com as declarações de imposto de renda. Você leu certo, "declarações", no plural mesmo. Aqui você declara para a província e para o país. E, diferente do Brasil, o governo não fornece o programa de graça para que todos possam fazer sua declaração em casa e de graça. O jeito aqui é comprar o bendito programa.


Existem vários programas bastante populares entre os canadenses. Então, o primeiro passo na hora de enfrentar "o Grande Leão Canadense"  (Malditus impostus) é escolher o melhor programa para você. Existem versões mais baratas para estudantes, versões para quem tem filhos, para quem é solteiro, para empreendedores, etc. Eu pesquisei na internet sobre os três mais utilizados e acabei escolhendo um online (QuickTax), que a maioria das pessoas que eu conheço usa e que segundo os reviews, este seria o mais "User Friendly" de todos.


Aqui, como no Brasil, as empresas mandam um papelzinho para os funcionários, detalhando o valor pago durante o ano, o valor do imposto Federal retido, imposto Provincial retido, e aquelas outras informações como diárias, gastos com viagens, "beribéris" que a gente não entende, etc. A diferença é que normalmente esse papelzinho pode ser dividido em três partes. Uma das partes você deve anexar à declaração Federal, a segunda à provincial e a última (com o resumo das duas primeiras) você deve guardar muito bem guardado.  Existem empresas que enviam o Federal e provincial separados, exigindo o dobro de atenção da sua parte para guardar duas vias direitinho...


Na hora de preencher o imposto é bastante simples. Os campos do Federal são representados por números para cada informação da declaração de rendimentos. É só copiar as informações que estão no papel direitinho, campo por campo. O Provincial é a mesma coisa, mas os campos são representados por letras. Isso facilita muito quando o programa está em inglês e o papel com a descriçao dos rendimentos está em Francês...


Aqui, como no Brasil, o casal pode declarar o imposto juntos ou separados. Mas aqui o conjugue  nunca é considerado um dependente e a diferença é muito pequena para a restituição.  Eu resolvi declarar tudo junto porque seria um trabalho só para preencher toda a papelada e enviar os comprovantes pelo correio.


Despesas médicas, dentista, óculos, remédios, etc. Tudo pode ser usado para descontar do imposto pago durante o ano. Outra coisa que você pode declarar são os gastos com o transporte público, portanto guarde os recibos (como eu só descobri isso agora, comecei a guardar os recibos do Opus Card esse mês), e os gastos com aluguel (não ficou realmente claro para mim se eles descontam alguma coisa do aluguel mas eu recebi o papel da empresa imobiliária e declarei o aluguel direitinho como tinha no programa).


Ao fim de todas as declarações, o programa vai te oferecer várias formas de pagar menos imposto. Se você tem filhos, deve marcar para um determinado auxílio. Se você mora sozinho tem a opção para um outro auxílio. Se você pagou imposto em um país estrangeiro, o Canadá pode te reembolsar parte desse imposto (iei!!).


A melhor forma de pagar menos imposto (receber uma restituição maior) é fazer um fundo de aposentadoria. Todo o dinheiro aplicado em um fundo de aposentadoria é isento de imposto, e este só será cobrado quando o dinheiro for devolvido ao declarante. Pelo que eu entendi não é cobrado imposto sobre os juros, então se depois de 30 anos você aplicou 500 mil dólares, que renderam juros de 100 mil, você só vai pagar o imposto relativo aos 500 mil que você aplicou (me desculpem os economistas e contadores se o exemplo foi irreal, eu não quis pensar muito então não sei se esses juros condizem com a realidade e nem se essa informação está mesmo certa :P). Como nós chegamos no meio do ano passado, não deu tempo de fazer nada disso... Pelo menos o preenchimento do imposto ficou mais simples pra gente :D.


Depois de tudo preenchido, é só imprimir as 2.000 páginas que o programa gera, dividir tudo em dois pacotes, Federal e provincial, anexar os comprovantes de rendimentos dos respectivos destinatários, e enviar pelo correio. Em geral é tudo bem simples.


Agora vou quebrar a cabeça com o imposto do Brasil...

No comments:

Post a Comment