Saturday 26 February 2011

1 ano e 9 meses de Canadá

Já tem 3 meses que o Márcio falou que ia escrever as impressões dele depois de 1 ano e meio de Canadá. Como isso não aconteceu eu resolvi roubar o tema dele e escrever eu mesma o post.


Depois de 1 ano e 9 meses de Canadá eu sinto como se sempre tivesse vivido aqui. A cidade já me é familiar de tal forma que já me acostumei com a paisagem que antes me tirava o fôlego quando saía na rua. Claro que de vez em quando ainda paro um pouco para admirar um determinado momento, mas a rotina e a correria já tomaram conta dos nossos dias.


Ao mesmo tempo, parece que foi ontem que vimos nossos amigos e familiares pela última vez. Sempre que alguma coisa engraçada acontece, a gente comenta o que algum deles iria achar, sempre rimos das histórias clássicas que já aconteceram com a gente, continuamos vivendo como se todos estivessem sempre ao nosso redor. Outro dia tivemos uma crise de riso porque eu queria "cortar o cano" aqui (piada baseada numa história clássica da minha mãe), já querendo empacotar tudo para a mudança que só iria acontecer em 2 semanas no mínimo... A distância é muito boa para que a gente descubra quem são os amigos verdadeiros que a gente tem na vida! Temos muita sorte de ter amigos que mesmo com a distância continuam presente no nosso dia a dia. Mas nós também fizemos bons amigos e já temos algumas histórias para rir com os que estão por aqui também, principalmente depois da nossa mudança.


Acho que passamos a ter uma vida mais saudável desde que chegamos. Ir andando para todo lugar ajuda bastante! Além disso, os vegetais e verduras são tão lindos que dá gosto de fazer e de comer uma salada. Ainda não estamos no ponto ideal porque os queijos e pizzas e pães não ajudam, mas com certeza estamos nos exercitando muito mais. A cidade segura e o transporte público funcionando ajudam bastante nesse aspecto. Não ter que se estressar com o trânsito todo dia é realmente uma benção. É claro que todo mês eu me estresso bastante com a linha laranja do metrô, mas nem se compara com a tensão dos motoristas daqui.


O que eu ainda não consegui me acostumar foi com o eterno problema de Quebéc com a influência da língua inglesa, especialmente em Montreal. Parece que o maior problema social daqui é o fato de que o Inglês está "matando" o Francês. A razão pela qual eu quase não falo Francês por aqui é justamente porque os francófonos não têm paciência de tentar entender uma pessoa que não fala bem a língua e imediatamente mudam a conversa para o Inglês. A gente saiu do Brasil com toda a boa vontade de falar Francês e quando a gente chegou aqui parece que essa atitude do governo e das pessoas fez com que a gente acabasse perdendo completamente o interesse. Eu entendo até bem quando alguém fala comigo, mas quase nunca preciso falar outra língua que não o bom e velho Inglês. "C'est domage!"


Quanto às pessoas acho que a cidade é realmente muito multicultural. No ônibus que eu pego todo dia de manhã eu ouço pessoas falando Chinês, Tailandês, Espanhol, Árabe, Francês e Inglês. Impressionante como tem imigrante por aqui! Sabe a sensação que você tem quando vê um estrangeiro no Brasil? Aqui você tem essa sensação quando ouve alguém falando Português em algum lugar. Imediatamente você consegue identificar a pessoa não importa onde esteja. Inconscientemente sua atenção se volta para a conversa ou situação. Não é por maldade, é simplesmente a reação natural que a gente tem de procurar algo familiar quando tudo é estranho, ou, no caso do Brasil, de procurar algo estranho quando tudo é familiar.


Enfim, acho que não tenho mais o que dizer sobre esse 1 ano e 9 meses (ou não estou lembrando tudo o que eu queria escrever). Em resumo, estamos com saudades da parte boa do Brasil e aproveitando a parte boa do que há por aqui. O Márcio pode editar o que eu escrevi e adicionar a opinião dele por aqui depois.


9 comments:

  1. Que bom saber que o resultados desse 1 ano e 9 meses é positivo! Continuem tirando tudo de melhor que o Quebec tem pra oferecer =)

    Estamos chegando por aí em maio, torcendo pra que tudo dê certo tbm!

    beijos,
    Camilla

    ReplyDelete
  2. Eu quero ler o relato de dois anos, mas de preferência não quando fizer três anos! :) Brincadeira. De fato, Montréal tem esse lado de seduzir os imigrantes a falar inglês e esquecer o francês. Saindo de Montréal o que se escuta nas ruas é muito francês, às vezes inglês e raramente outro idioma. Só que Montréal é quase metade do Québec! Abraços.

    ReplyDelete
  3. Sim. Eu não diria que o inglês domina, porque quase todos que falam inglês também falam ou arranham o francês, mas acho que dá pra viver bem falando só inglês em Montreal. Assim como dá pra viver melhor ainda falando só francês. E tem muita gente que vive sem falar nenhum dos dois idiomas, o que é um absurdo. Tem uma senhora numa loja de plantas que eu vou de vez em quando que só fala chinês. Eu imagino que seja a dona da loja porque não sei quem em sua sã consciência contrataria alguém que só fale chinês para trabalhar numa loja que não fica em Chinatown.
    Obrigada pelo comentário. Abraço para vocês!

    ReplyDelete
  4. Vai dar tudo certo. O processo de imigração e esse período antes de vir pra cá é uma fase cheia de ansiedade, mas depois que você vem dá a impressão de que foi tão simples... Obrigada pelo comentário aqui no blog! Um abraço!

    ReplyDelete
  5. Oi, tia.
    Quinta-feira estávamos jantando com Pedro, tiagoezélia e uma amiga deles do trabalho e surgiu justamente a história de cortar o cano, hehe.

    Legal o post. Aperta aí o Mesquita pra gente ler a versão dele dos fatos, hehe.

    Beijo!
    :)

    ReplyDelete
  6. Pois é. A gente sempre ri muito com essa história. Foi um ano novo muito legal. Foi aquele que a gente encontrou Carol e companhia na casa dela do Pecém. Quanto ao Márcio, estou pressionando ele aqui. Ele falou que vai escrever o post dele separado. Vamos ver...
    Beijo! :D

    ReplyDelete
  7. AEW!!! Fazia tempo que eu não aparecia por aqui =D
    Nossa que legal ver as coisas dando certo ai! Ainda tenho vontade de dar uma visitada, tenho que arranjar dinheiro XD
    Muito bom ver notícias dai /o/
    Continue escrevendo no blog =D

    ReplyDelete
  8. Caramba, como vcs são maravilhosos para quem ainda está no Brasil e talvez nem imaginem o qto. rsrsr Somo um casal capixaba que ja se aventurou na primeira mudança: de vix para SP. E eu vou te contar, depois de sampa todo lugar parece facil.kkkkkkk Agora estamos conjugando o verbo attendre e esperando o processo federal. Ler os posts de vcs aqui nos ajuda a imaginar como será a nossa vida, nos inspira, nos motiva e tb nos deixa com os pés no chão. Obriada, de coracao, por cada dica! Ja coloquei nos meus favoritos e vou seguir agora o blog de vcs! Beijos!!!!!

    ReplyDelete
  9. Obrigada pelos elogios! A gente não posta com frequência, mas os posts são pensados com carinho, tanto para dar notícias para os amigos que ficaram, como para tentar mostrar a realidade para os futuros imigrantes. :D
    Um grande abraço!

    ReplyDelete