Friday 9 September 2011

Communauto

Taí um negócio que NUNCA daria certo no Brasil. Recentemente fizemos um plano com esse sistema de compartilhamento de carros.


Como funciona?


Trata-se de uma ótima opção para quem não quer ter carro, mas que eventualmente precisa de um para fazer pequenas coisas, como ir no Costco (para comprar muita coisa) ou na Ikea, por exemplo.


Para ter acesso ao sistema é preciso fazer um plano anual, que varia de valor dependendo do quanto você acha que vai usar os carros. Existem três tipos, A, B ou C, e cada um desses planos atrela valores diferentes ao aluguel.


Existem várias estações espalhadas pela cidade, com carros disponíveis para aluguel. Se você precisa de um, você pode, por telefone, ou pela internet, ver a disponibilidade de carros nas estações próximas à sua casa, ou nas suas estações preferidas, e reservar para o período que você pretende usar. A tarifa é cobrada por hora (ou por dia, dependendo da sua necessidade) e por quilômetro. Eles possuem também tarifas para longas distâncias para quem quer fazer viagem mais longas (Tabela com preços).


Quando você faz o plano do Communauto eles te mandam uma chave mestre que abre as caixinhas pretas. Na hora de pegar o carro, você vai até a estação em questão e procura pela caixinha preta. Dentro dela estão as chaves de todos os veículos communauto na estação, com chaveiros contendo os números de identificação de cada carro.


Em cada carro existe um bloquinho em que a gente escreve o número do veículo, a quilometragem que o carro estava quando você saiu e a quilometragem de quando você voltou.


Pronto. Só isso. Não precisa falar com ninguém, nem colocar gasolina. Se precisar colocar gasolina, é só pegar a nota fiscal que eles descontam do valor final do aluguel. Todo mês a gente recebe uma fatura com o total usado no mês.


A gente está viciado nesse sistema, e o que mais me impressiona é que só funciona por causa da confiança. Recomendo muito mesmo! E para os empreendedores do Brasil, se quiserem tentar levar a idéia para aí, boa sorte!

3 comments:

  1. Já havia lido alguma coisa sobre o comunauto, mas não tinha compreendido como é na prática. muito interessante sua explicação. O unico problema, pelo que vi, é que é preciso ser residente permanente a mais de um ano para utilizar né?!. mas é realmente um ótimo sistema !!

    ps. fiquei imaginando como seria um sistema desses no Brasil ... aff Maria, não duraria 1 mes ! rsrs

    abraços

    Julian

    ReplyDelete
  2. Também, com um cabelo lindo desses... =D
    hehheeh

    BJu!
    Saudades.

    ReplyDelete
  3. Obrigada!
    Aqui em Montreal o meu cabelo ficou mais bonito por causa do ar seco. Fica sempre lisinho e brilhoso, mas as pontas ficam secas mais rápido também. Engraçado como tudo muda de acordo com o clima. Minha pele era oleosa no Brasil, aqui descobri que tenho a pele seca. Meu cabelo era ondulado e oleoso na raiz, aqui ficou liso e seco nas pontas...
    O seu cabelo também é muito lindo!
    Bjos!

    ReplyDelete