Sunday 1 January 2012

Salgadinhos, o prato típico do brasileiro

Como primeiro post de 2012 resolvi aproveitar que estava preparando um post sobre o assunto para o meu outro blog e postar aqui também, já que salgadinhos parecem ser por unanimidade o prato que os brasileiros em solo canadense mais sentem falta. Coincidentemente, o programa Canadá direto, da Rádio Canadá, fez uma reportagem sobre a ceia dos brasileiros. Enquanto os canadenses comem Peru, batatas e ervilhas no Natal, os brasileiros comem feijoada, farofa, salgadinhos e pão de queijo. Quem quiser ouvir a reportagem clique aqui.

Mas voltando ao assunto, desde criança tenho lembranças de acompanhar minha mãe e minha tia fazendo salgadinhos. Essa é uma lembrança muito boa da minha infância, para mim era sempre um grande evento em que todas se reuniam na cozinha e ficávamos conversando enquanto fazíamos as coxinhas, bolinhas e rizoles até tarde da noite. Por conta disso nunca esqueci a receita e hoje é na minha cozinha que fazemos esses quitutes que os brasileiros tanto sentem falta por aqui. Como presente de Natal e Ano Novo resolvi postar a receita aqui para ajudar os imigrantes que queiram se aventurar na cozinha. É uma receita simples, mas um pouco trabalhosa.


Ingredientes:
  • 1 litro de leite
  • 1,5 kg de farinha de trigo branca
  • 2 tabletes de caldo de legumes (também pode ser de frango ou de carne)
  • 1 cebola pequena cortada em pedaços bem grandes (opcional)
  • 2 xícaras de salsinha ou cheiro verde cortados grosseiramente (opcional)
  • 3/4 xícara de manteiga
  • 1 colher de chá de sal
  • pimenta do reino a gosto

Para empanar:
  • 4 ovos
  • 1/3 xícara de leite
  • farinha de rosca

Preparo:

Bata metade do leite no liquidificador com a cebola, os tabletes de caldo de legumes e a salsinha. Misture com o resto do leite numa panela grande e leve ao fogo médio até levantar fervura. Adicione a manteiga, o sal e a pimenta. Quando estiver fervendo, baixe o fogo e adicione rapidamente 1 kg da farinha (ou o máximo que você conseguir), mexendo o tempo todo com uma colher de pau. Apague o fogo e leve a mistura para uma superfície bem enfarinhada. Você vai ter uma massa bem heterogênea. Adicione um pouco mais de farinha por cima da massa e comece a incorporar a farinha na massa ainda quente. Muito cuidado para não se queimar nessa hora, o que eu faço é pegar porções pequenas da massa e incorporar a farinha até que não esteja grudando nas mãos. Isso tem que ser feito com a massa ainda quente para que a farinha possa cozinhar no calor da mistura. Depois de tudo misturado você pode, se quiser, esperar a massa esfriar para fazer os salgadinhos. Nesse ponto eu já preparo a mistura para empanar. Bata os ovos com o leite e coloque num recipiente grande. Em outro recipiente, coloque a farinha de rosca. Costumo deixar tudo ao meu alcance na mesa para otimizar o processo.

Dessa vez eu fiz coxinhas e bolinhas de queijo. Nos dois casos eu sigo o mesmo protocolo para rechear, pego uma quantidade de massa e faço uma bolinha (isso é para garantir que eu terei uma quantidade parecida de massa em todos os salgadinhos). Com os polegares eu vou achatando a bolinha para formar um disco, coloco o recheio no meio e fecho o disco formando uma bolsinha. Por fim eu ajeito o formato dependendo se for bolinha ou coxinha. O tamanho dos salgadinhos vai a seu gosto. Essa receita rendeu 120 bolinhas de queijo e 100 coxinhas de frango. A medida que for fazendo os salgadinhos, molhe eles no ovo e empane na farinha de rosca. Eu costumo deixar acumular uns 30 no recipiente do ovo, e só daí empano de um por um na farinha de rosca e vou arrumando eles numa fôrma grande. Uma coisa que sempre faço é fritar logo os primeiros para saber se tenho que ajustar o sal. Depois de prontos você pode fritá-los em óleo quente até dourar, ou congelar para uma outra ocasião.

É isso. O mistério dos salgadinhos foi revelado. Quem fizer me mande fotos porque eu quero ver o resultado. Esse blog virou blog de culinária por um dia, mas fazer salgadinhos é uma parte importante da nossa vida de imigrante...





3 comments:

  1. Uma delícia!

    ReplyDelete
  2. Ounwww agora eu fiquei azilada por uma coxinha! :~~~~~~~~~
    Aproveito, e deixo o link do meu blog (clica no meu nome!)

    ReplyDelete