Thursday 18 June 2009

Primeiras Impressões

Finalmente chegamos ao Canadá! Após pouco mais de um ano de processo de imigração, que por vezes pareceu uma eternidade. Mas o visto de residente permanente no passaporte é só parte da conta. O processo todo custou também uma porção considerável de nossas economias, alguns anos sonhando em morar num lugar melhor do que onde estávamos e muita paciência e força de vontade para esperar esse tempo todo, se preparar, juntar dinheiro, estudar línguas, fazer muita pesquisa e, por fim, largar aos poucos os amigos, a família e a vida confortável e bem encaminhada que já tínhamos no Brasil. É isso aí, não dá pra esperar algo muito diferente disso quando se dá um reboot programado na vida. E as primeiras impressões do novo lar foram muito boas! Como a Tuana já contou, a viagem foi bem cansativa, mas não tivemos problemas. É tanta coisa pra contar que eu nem sei por onde começar. Hehehe... Vamos por partes então. Um resumo geral agora e relatos mais detalhados nos próximos posts.



Montreal - Vista da cobertura do nosso hotel.
Montreal - Vista da cobertura do nosso hotel.

Bem, Montreal é basicamente o que nós já estávamos esperando: uma cidade linda, muito desenvolvida e com um pouco de tudo o que você possa imaginar. Você encontra prédios super modernos ao lado de construções que parecem castelos saídos do interior da europa. Avenidas largas e movimentadas cortadas por ruazinhas arborizadas e aconchegantes cheias de casas antigas de dois andares, um logo abaixo do nível da calçada e outro um pouco acima, como aquelas que já vimos tantas vezes nos filmes. Na rua você encontra pessoas falando inglês, francês, mandarim, espanhol, italiano, português, russo, grego, alemão... Enfim, parece com o Albergue Espanhol
, mas na escala de uma cidade e não de um apartamento, como no filme que leva esse nome. E essas pessoas são de todo o tipo: senhoras de idade, estudantes, homens de negócio, casais gays, mochileiros, turistas (que não conseguem disfarçar), gente mal-encarada, madames com os cachorrinhos, playboys em carros caros, gente louca, artistas de rua, mendigos (sim, aqui também tem), flanelinhas (sim! até agora só vimos um, mas existe), deficientes físicos (bastante independentes, pois a estrutura da cidade ajuda), brasileiros recém-chegados, e por aí vai.

Como não existe pefeição, a gente passou por avenidas um pouco esburacadas, mas nada que chegue nem perto dos rallys que temos no Brasil, como as ruas de Fortaleza no período de chuvas. Também há bastante pichação e a cidade é um pouco mais suja do que eu esperava, mas nada que interfira na qualidade de vida de quem está por aqui. Dizem que o sistema público (e único) de saúde não é lá essas coisas. Há também as diferenças culturais que nos causam muita estranheza, mas não chegam a constituir problemas sérios, como o fato das residências não terem lâmpadas nos tetos das salas, sendo necessário utilizar luminárias ou abajures se você quiser enxergar algo durante a noite na sala de casa.


Isso tudo e o que vou escrever nos próximos posts é apenas a primeira impressão que tive daqui. Posso falar alguma besteira que eu venha a corrigir no futuro, após conhecer melhor essa terra, mas por enquanto foi isso que notei. Por hoje vou ficando por aqui pois já está bem tarde e amanhã tenho que estar inteiro pra continuar a busca por emprego e o reconhecimento do novo território.


Apesar de fazer apenas alguns dias que saímos do Brasil, estou com muitas saudades de todos os nossos amigos e familiares. Ainda bem que existe a tecnologia pra encurtar distâncias e dar a impressão de que vocês estão logo aqui, do outro lado dessa tela de computador e desses alto-falantes. Dá até pra telefonar de vez em quando só pra dar boa noite.


Um abraço a todos!

4 comments:

  1. Cara... não vejo a hora de chegar minha vez de escrever as primeiras impressões de Calgary!

    Continua escrevendo que estamos acompanhando!

    ReplyDelete
  2. Imagino que vocês já devem estar procurando casa pra morar, que legal ver tudo, não deixem de escrever! :D

    ReplyDelete
  3. Estamos dando um tempo (2 semanas) para comecar a procurar. Se o Marcio conseguir emprego antes disso, vamos procurar algo perto do emprego dele. Se nao, acho que vamos ficar nesse bairro mesmo!
    Bjo!

    ReplyDelete
  4. marciomesquita9 July 2009 at 03:12

    Beleza, Carlos.

    A hora está chegando. Hehehehe. E quando estiverem por aqui, vocês têm que dar uma passada por Montreal. Tenho certeza de que vão gostar.

    Abraços!

    ReplyDelete